EMATER/Ascar-RS promove Dia de Campo sobre saneamento básico

A EMATER/ASCAR-RS de Dom Feliciano, em parceria com a Secretaria de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social, fará, em quatro de abril, um Dia de Campo, alusivo ao Dia Mundial da Água – 22 de março, e Dia Mundial da Saúde – 7 de abril. O encontro ocorrerá às 13h30min com a construção de uma fonte protegida na propriedade de Alcides Szortyka, em Correa Neto,  que abastecerá três famílias. Participarão autoridades municipais e moradores da localidade. Conforme o chefe do escritório local, Júnior Andrzejewski, o propósito é difundir o conhecimento das técnicas utilizadas para a proteção de uma fonte.

Já em 8 de março, o escritório da Emater/RS-Ascar do Município promoveu, com a Secretaria de Cidadania e Secretaria da Saúde, evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A extensionista rural social Bárbara Roveré repassou, na tenda montada na Praça em frente da Igreja, informações sobre os serviços de assistência técnica e extensão rural e de políticas públicas em benefício das mulheres.

Segundo Bárbara, o escritório local atendeu, em 2022, aproximadamente 733 famílias rurais. Os atendimentos são realizados, através de visitas domiciliares, consultas técnicas sociais e administrativas, presenciais ou por meios virtuais, além de capacitações individuais e coletivas e participações em eventos. “A instituição também faz o assessoramento e encaminhamento de políticas públicas gerais e específicas, buscando o protagonismo das mulheres e a valorização delas como pilares na propriedade, além da divisão justa das tarefas domésticas”, divulgou a Assessoria de Imprensa da Entidade. “A Emater/RS-Ascar de Dom Feliciano trabalha diariamente o empoderamento feminino, por meio de oficinas, cursos e campanhas, desenvolve projetos de segurança alimentar e nutricional, saúde familiar, geração de renda, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo rural.”