Professores dos Anos Iniciais participam da primeira devolutiva do projeto Aprova Brasil

A Secretaria Municipal de Educação de Dom Feliciano promoveu no dia 28 de junho uma formação para os professores do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais e professores de de anos finais de Português e Matemática, como parte da primeira devolutiva dos resultados dos simulados realizados em parceria com o Programa Aprova Brasil. Esses simulados foram aplicados aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A ação, voltada aos professores da Rede Municipal de Educação, teve como objetivo analisar os resultados obtidos nos simulados e identificar as áreas em que os estudantes necessitam de suporte adicional para aprimorar suas habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.
O Projeto Aprova Brasil é uma iniciativa que visa auxiliar os professores e gestores no desenvolvimento das habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do SAEB (conhecidas como Prova Brasil) e SAERS.
A proposta pedagógica do Projeto Aprova Brasil inclui livros de apoio didático para Língua Portuguesa e Matemática em cada ano do Ensino Fundamental. Esses materiais foram elaborados com base na Matriz de Referência de Habilidades do Saeb, que serve como base para as questões das avaliações nacionais, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No campo da Língua Portuguesa, as lições abrangem uma variedade de gêneros textuais, permitindo atividades de compreensão que trabalham diversas habilidades. Isso visa desenvolver uma compreensão aprofundada dos diferentes sentidos dos textos, consolidando, assim, a competência leitora. Em Matemática, o foco é o domínio de estratégias de cálculo que contribuem para o desenvolvimento da competência matemática. Isso é alcançado por meio de questões que orientam os alunos passo a passo, desde a compreensão da linguagem matemática e dos enunciados até a resolução de situações-problema.
Com base na análise dos resultados dos simulados aplicados pelos professores ao longo do ano letivo, totalizando quatro etapas, é possível identificar as habilidades em que os alunos obtiveram melhor desempenho e aquelas que apresentaram mais dificuldades. Além disso, materiais de apoio específicos são disponibilizados aos professores, com o objetivo de fortalecer o trabalho com as habilidades abordadas nos simulados, a fim de auxiliar nessa etapa do projeto.
A plataforma Aprova Brasil é o canal pelo qual os simulados e os materiais de apoio serão disponibilizados, permitindo aos professores acessar recursos adicionais para melhorar o desempenho dos alunos.
A devolutiva dos resultados e a formação contínua dos educadores são fundamentais para o progresso educacional e o fortalecimento do ensino nas escolas municipais. A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a qualidade da educação, proporcionando aos professores as ferramentas para desenvolverem seus trabalhos.