Gestão Municipal recebe prêmio de Boas Práticas da FAMURS

Dom Feliciano ficou em segundo lugar no 2º Prêmio Boas Práticas da FAMURS ? Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul , na categoria Agricultura, com a iniciativa ?Água Boa ? Fontes Protegidas?, desenvolvida com a EMATER-rs/ASCAR. O prefeito Clenio Boeira recebeu o prêmio hoje, cinco de julho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Ao todo, 191 projetos, de 129 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em nove categorias, sendo 28 homenageados.O município de Protásio Alves levou o primeiro lugar na categoria Agricultura, com o projeto ?Protásio Digital?. O segundo lugar ficou com Dom Feliciano, com a iniciativa ?Água Boa ? Fontes Protegidas?. O terceiro, de Santo Antônio de Palma, foi o projeto ?PROAGRI?.Na área da Assistência Social, o grande campeão foi São José do Inhacorá, com ?Curta-Metragem: Garantia de Direitos na Proteção Social Básica?. Em segundo, Triunfo, com o ?Envelhecer: protagonismo de uma história de vida?. O terceiro colocado foi Harmonia, com o projeto ?Amor Sem Limites?.O projeto ?Seja Doce com Pelotas, ajude a manter a cidade limpa? garantiu para o município de Pelotas o primeiro lugar na categoria de Comunicação Social. Campo Bom ficou em segundo, com o ?Conecta Campo Bom?. O ?Fala Prefeito?, de Taquari, foi o terceiro colocado.Três Arroios levou o primeiro lugar na categoria de Cultura. O projeto vencedor foi ?Registros Além da Memória ? Resgatando o Centenário da Nossa História?. Em segundo lugar, Salvador do Sul apresentou a iniciativa ?Novos Trilhos?. O terceiro ficou com Bento Gonçalves, com ?EducArte ? Festival Estudantil de Artes?.Na categoria Educação, o vencedor foi Capão Bonito do Sul, pelo ?Adote uma família e viaje com ela pelo mundo da leitura?. Em segundo, ficou São Sepé, com o projeto ?Centro Municipal de Atendimento ao autista?. Em terceiro, a iniciativa ?Biblioteca Digital? levou o terceiro lugar para Fagundes Varela.Na área da Fazenda, Esteio garantiu a primeira colocação, com ?Fazendinha Fiscal: Cultivando Cidadania?. Em segundo, ficou Liberato Salzano, com ?1º Concurso de Oratória? e, em terceiro, Cotiporã, com o ?Projeto de Educação Fiscal: Semear boas ideias gera grandes valores?.A vencedora da categoria de Meio Ambiente foi Nova Remada, que apresentou o projeto ?Captação e Armazenamento de Água da Chuva e de Nascentes?. Veranópolis ficou com a segunda colocação, com ?Jogue Limpo com Veranópolis ? Programa Escola consciente, promovendo a sustentabilidade através da educação ambiental?. Em terceiro, o município de Barra do Rio Azul, com ?Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente?.Passo Fundo levou o primeiro lugar pela Saúde, através da apresentação do projeto ?Programa Farmácia Mais Perto?. A prefeitura de São Marcos garantiu a segunda colocação, com ?Açougue Seguro?. Água Santa apresentou o projeto ?Ecografia Natural ? Uma pintura de amor? e ficou em terceiro lugar.Na categoria de Trânsito, Getúlio Vargas conquistou a primeira colocação, pela execução do projeto ?Educação para o Trânsito?. O ?Transporte Escolar 100% Seguro? garantiu o segundo lugar para o município de São Lourenço do Sul. Em terceiro lugar, ficou Ijuí, através do ?Comportamento seguro e boas práticas no trânsito?Os primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu. Os segundos e terceiros receberam uma placa e, os demais inscritos, um certificado de participação. O vencedor de cada categoria recebeu um troféu de bronze. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. A iniciativa contou com o patrocínio do Banrisul.Vencedores do 2º Prêmio Boas PráticasAgricultura1º ? Protásio Alves (Protásio Digital)2º ? Dom Feliciano (Água Boa ? Fontes Protegidas)3º ? Santo Antônio do Palma (Projeto PROAGRI)Assistência Social1º ? São José do Inhacorá (PROJETO CURTA-METRAGEM: Garantia de Direitos na Proteção Social Básica)2º ? Triunfo (Envelhecer: protagonismo de uma história de vida)3º ? Harmonia (Amor Sem Limites)Comunicação Social1º ? Pelotas (Seja Doce com Pelotas. Ajude a manter a cidade limpa)2º ? Campo Bom (Conecta Campo Bom)3º ? Taquari (Fala Prefeito)Cultura1º ? Três Arroios (Registros Além da Memória ? Resgatando o Centenário da Nossa História)2º ? Salvador do Sul (Novos Trilhos)3º ? Bento Gonçalves (EducArte ? Festival Estudantil de Artes)Educação1º ? Capão Bonito do Sul (Adote uma família e viaje com ela pelo mundo da leitura)2º ? São Sepé (Centro Municipal de Atendimento ao autista)3º ? Fagundes Varela (Biblioteca Digital)Fazenda1º ? Esteio (Fazendinha Fiscal: Cultivando Cidadania)2º ? Liberato Salzano (1º Concurso de Oratória)3º ? Cotiporã (Projeto de Educação Fiscal: Semear boas ideias gera grandes valores)Meio Ambiente1º ? Nova Ramada (Captação e Armazenamento de Água da Chuva e de Nascentes)2º ? Veranópolis (Jogue Limpo com Veranópolis ? Programa Escola consciente, promovendo a sustentabilidade através da educação ambiental)3º ? Barra do Rio Azul (Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente)Saúde1º ? Passo Fundo (Programa Farmácia Mais Perto)2º ? São Marcos (Açougue Seguro)3º ? Água Santa (Ecografia Natural ? Uma pintura de amor)Trânsito1º ? Getúlio Vargas (Educação para o Trânsito)2º ? São Lourenço do Sul (Transporte Escolar 100% seguro)3º ? Ijuí (Comportamento seguro e boas práticas no trânsito) (fonte e fotografia: FAMURS)