Fóruns abordam diversificação e orgânicos

Os Fórum da Agricultura Familiar e XI Fórum Regional de Desenvolvimento Rural foram abertos em sete de novembro, pela manhã, no Salão Paroquial, com a pauta direcionada para a diversificação de produção e cultivo de orgânicos, além de questões sobre o meio ambiente, que tiveram seguimento no dia seguinte, oito, quando estiveram presentes delegações de 17 municípios da região. Os participantes, no primeiro dia, passaram a tarde, com aprendizado sobre olivicultura na fazenda e agroindústria de azeite Oliva Costa Doce. Os eventos são realizados pela Prefeitura de Dom Feliciano, EMATER-RS/ASCAR e CODETER ? Conselho de Desenvolvimento Territorial, com o patrocínio do Banrisul.Foi assinado com a EcoCitrus ? Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, protocolo de intenções entre o executivo municipal e a Cooperativa ?para que se estabeleça no Município, não somente como incentivador da produção de laranja orgânica, mas como investidor?, disse o prefeito Clenio Boeira, referindo-se a intenção da EcoCitrus em adquirir terras no Município para plantio. ?É um projeto que pode chegar a 300 hectares de laranja?. O prefeito ressaltou a importância de ações voltadas para novas alternativas de renda, visando, principalmente, a juventude rural. ?O jovem só vai permanecer no campo, se tiver atividades que sejam dignas da sua persistência?, considerou. ?Estamos buscando sempre a diversificação de forma que tenhamos a nossa produção de tabaco como atividade principal, complementada com outras rendas.? Clenio ainda impôs alguns desafios, a serem colocados em prática, a partir do próximo ano: ampliação do programa municipal Água Boa, desenvolvido com a EMATER-RS/ASCAR, que visa a proteção de fontes naturais, e trabalhar para que a alimentação escolar seja toda orgânica. Atualmente, em Dom Feliciano, quase toda ela advém da agricultura familiar, através do programa federal PNAE ? Programa Nacional de Alimentação Escolar. ?Não é fácil, mas desta forma vamos oferecer uma grande contribuição para a saúde das crianças?, afirmou, considerando que muitos alunos e alunas, ?basicamente se alimentam com o que consomem dentro da escola?. Além do prefeito compuseram a mesa de abertura e falaram o Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Marco Tyska, vice-presidente da AFUBRA, Antônio Dornelles, Supervisor Regional da EMATER/RS ? ASCAR, Volnei Leitzke, vice-presidente da Câmara de Vereadores, Darlei Iarochewski, Superintendente Regional do Banrisul, Eloi Angst, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Renato Stasinski, e o presidente da EcoCitrus, Ademar Henz.