Nesta terça-feira (22), ocorreu a Assembleia Geral de Fundação Cooperativa Escolar Coop Lar cooperativa pioneira em nosso município. A Cooperativa Escolar COOP Lar da EMEF Nossa Senhora de Fátima é o resultado da adesão voluntária dos alunos junto a professora orientadora, Assessoria Greta, Sicredi e Secretaria Municipal de Educação, entre outros parceiros.
O Programa das Cooperativas Escolares do SICREDI é uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças ou adolescentes que realizam atividades sociais, econômicas e culturais, de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. É um movimento de muitos alunos que acreditam no cooperativismo, como uma possibilidade de transformar suas comunidades.
O desafio do Programa é criar nos grupos escolares suas próprias cooperativas educativas com auxílio e orientação. O resultado do mesmo gira em torno do aprendizado na prática e ampliação dos conhecimentos que permeiam a cooperação, trabalho em grupo e planejamento, e ainda jovens, quando desafiados a criarem suas próprias cooperativas, os alunos conseguem expandir seus horizontes.
Os encontros acontecem todas ás segundas-feiras no contraturno, as atividades são realizadas pelos alunos por meio da metodologia gamificada. Os estudantes adquirem conhecimentos como a elaboração de atas das reuniões e assembleias, o manuseio do livro caixa, a condução das reuniões, a preparação das pautas e outras demandas. Esses eventos são muito importantes, pois oportunizam aos jovens o exercício da cidadania responsável, conscientes dos seus direitos e deveres. Todo esse trabalho pedagógico é desenvolvido com a participação de um professor orientador, no caso da COOP Lar, a professora Claudia Simone Vieira, que se responsabiliza pela escola em apoiar e articular a construção cotidiana da cooperativa escolar.
O evento de fundação da COOP Lar, contou com a participação dos alunos sócios fundadores dando posse a primeira diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da COOP Lar. Estiveram presente também o Vice-presidente do Sicredi Interestados RS/ES, Arlindo Holz, a Gerente de Negócios Sicredi Interestados RS/ES unidade Dom Feliciano Danieli Maria Bobrowski, a Diretora de Relacionamento do Sicredi Interestados RS/ES Raquel Machado, o Prefeito em exercício Tiago André Sortyka, a Secretária de Educação Janete Inês Balczarek, a Assessoria Pedagógica da SMED Dom Feliciano, Cooperativas Escolares dos municípios de Chuvisca, Camaquã e Arroio do Padre e comunidade escolar
“ O momento é de Gratidão aos alunos por serem os pioneiros na fundação da primeira Cooperativa Escolar do nosso município, as famílias que incentivaram seus filhos a estarem aqui presente, a gestão da escola por aceitar o desafio e construir esse momento junto com os alunos e a professora orientadora . A Cooperativa Escolar entra como um desafio na vida dos alunos, estimulando-os a superar seus desafios e apresentando desafios novos. E é esse estímulo que faz toda a diferença no aprendizado. A Cooperativa Escolar instiga o processo de ensino dos nossos alunos tomando-os Cooperativistas afinal a Voz dos estudantes é quem faz o programa acontecer” destaca a Secretária de Educação Janete Inês Balczarek.