Comemorações da Semana da Pátria iniciam com chuva

O início da Semana da Pátria, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil, aconteceu chuvoso, sábado, 1 de setembro, pela manhã, na Praça da Matriz, e, em função do clima, muitas das atividades programadas estão sendo canceladas, permanecendo apenas o hasteamento e arriamento das bandeiras. A Semana segue até sábado, sete de setembro. No primeiro dia, a Chama Votiva foi conduzida pelo instrutor da Associação de Pais e Amigos do Judô ? SOAJUDO, Francisco Rodrigues, tendo o prefeito em exercício Régis Gornick feito o acendimento da Pira da Pátria. O pároco Tomasz Januszewski, realizou a benção do Fogo simbólico. Participaram, na parte da manhã, alunos da Escola São João Batista com apresentação rítmica, em homenagem à água, já que este é o tema municipal: ?Meio Ambiente, Água e Fontes Protegidas?, e de Momento Cultural na Rádio Comunitária Integração. À tarde, o arriamento teve a participação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O tema nacional deste ano são os 50 anos do projeto Rondon. A direção da Escola São João Batista, convidou a donfelicianense, arquiteta e urbanista, Vanessa Moreira da Silva, para falar sobre a experiência como voluntária no Projeto. Idealizado pelo professor Wilson Choeri, da Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade Estadual do RJ, em 1966, o Projeto tem por objetivo levar a juventude universitária a conhecer a realidade do País, contribuindo com os conhecimentos adquiridos.