Com parcerias, Município enfrenta consequencias da estiagem

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Entre os dias 10 e 11 de maio, prefeito Clenio e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adriane Souza, participam, no auditório da Famurs – Federação das Associações de Municípios do RS, do 1º Fórum Estiagem em Foco, promovido em conjunto com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O Seminário faz parte da programação do 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS. No Município, entre as medidas adotadas para o enfrentamento, está o convênio com o Governo do Estado ao Programa Avançar para construção de 12 microaçudes, em parceria com a EMATER/ASCAR – Dom Feliciano, e um poço em Picada Grande.
O poço atenderá dez famílias, e o repasse, através do Programa Estadual, é de R$ 70 mil – para estudo de geólogo e escavação, mais contrapartida do Município, a ser definido depois do processo licitatório. E, para os microaçudes, o investimento será mais de R$ 106 mil. Também serão entregues, a partir de segunda, 15 de maio, cestas básicas – recurso do Governo Federal, através da Defesa Civil, para 1.000 famílias já cadastradas.
Programa Avançar
O Município foi contemplado com a política pública de combate à estiagem, através do “Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural –Eixo Estratégico Irriga + RS”. A construção dos 12 microaçudes para agricultores familiares e empreendedores familiares rurais contempla, para cada um, até 24 horas máquina (escavadeira hidráulica ou equipamento similar) por propriedade – volume aproximado 1.560m³ de terra movimentada.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária realizou as inscrições e, conjuntamente com os técnicos do escritório da Emater/RS-Ascar, fizeram as vistorias nas 29 propriedades inscritas. Após análise das inscrições, a situação de cada propriedade foi apresentada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que deliberou, selecionando as 12 propriedades aptas a receber o subsídio e mais dois suplentes.
Dificuldades
Nos últimos anos, o Município vem passando por estiagens que comprometem a produção dos agricultores. A condição climática, normalmente, apresenta vários anos de estiagem e até de La Niña, que intensifica os efeitos e prejudica a subsistência e comercialização da produção agrícola. A reserva de água para irrigação e o uso de forma responsável é um fator que traz melhores índices produtivos aos agricultores. Ter essa garantia estimula os a projeção de investimentos, formando cadeia de crescimento e desenvolvimento. O Município decretou, também em 2023, pelo prefeito Clenio, Situação de Emergência, com reconhecimento Estadual e Federal.
(Foto: AI Governo do Estado)

Imagem destacada: