Campanha de coleta de lixo eletrônico recolhe 10 toneladas em Dom Feliciano

A primeira edição da Coleta Municipal de Lixo Eletrônico de Dom Feliciano recolheu mais de 400 unidades de equipamentos, sem uso, e que terão sua destinação final correta. A ação aconteceu entre as 9h e 16h, na última terça-feira (26), ao lado do Salão Paroquial, no centro do município.O projeto foi realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Dom Feliciano, através do Departamento de Meio Ambiente, com a empresa Natussomos, especializada na coleta, transporte e destinação de resíduos eletrônicos, de Horizontina. O município ficou responsável pela divulgação da campanha, e não teve custo com a coleta do material. Com a ação foram coletadas aproximadamente 10 toneladas de materiais eletrônicos inservíveis, entre eles impressoras, CPU?s, monitores, videocassete, teclados, máquinas de escrever, bebedouros, notebooks, videogame, aquecedores, balanças, fogões, fontes, mimeógrafos, telefones, ar-condicionado, drives, roteadores, calculadoras, suporte de lâmpadas, televisores, micro-ondas, forno elétrico, placas metálicas e outros.Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.?O lixo eletrônico contaminar o meio ambiente e podem provocar doenças graves em pessoas que coletam estes produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, materiais que demoram muito tempo para se decompor no solo?, destaca o Diretor de Meio Ambiente, Renato Luiz Scislewski. O material coletado será destinado a reciclagem, a fim de não prejudicar o meio ambiente.