Alistamento militar obrigatório deve ser feito até 30 de junho

Os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos este ano devem se alistar para o Serviço Militar Obrigatório até 30 de junho. O cadastro está disponível desde o dia 02 de janeiro, e o alistamento pode ser feito de forma on-line no site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar de Dom Feliciano, junto à Secretaria de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social, R. Vespasiano Corrêa, 460. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento, CPF, RG e comprovante de residência.
A incorporação de jovens representantes brasileiros, de todas as classes sociais, visa ao provimento de quadros para as Forças Armadas.
Como instrumento de afirmação da Unidade Nacional, o Serviço Militar Obrigatório (SMO) forma cidadãos com espírito de pertencimento, civismo, ética, justiça e solidariedade. É através do alistamento que a Marinha, Exército e Aeronáutica dão início ao processo de incorporação dos novos recrutas, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria e, às Forças Armadas, a formação de recursos humanos qualificados para uma possível mobilização em caso de necessidade.
Profissionais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários graduados, além de graduandos do último semestre de cursos dessas formações, também podem participar do recrutamento voluntário. Os jovens selecionados têm a opção de permanecer no serviço ativo, conforme previsto no artigo 143 da Constituição Federal. E podem, ainda, participar do Projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica para o mercado de trabalho em diversos ofícios, caso não optem por seguir a carreira militar. O período da seleção ocorre, normalmente, de setembro a novembro. Para saber mais, basta consultar o site: https://www.gov.br/…/medicos-farmaceuticos-dentistas-e….
Para informações específicas sobre cada Força Singular, os interessados devem acessar os sites da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
(Fonte: Ministério da Defesa)