A Prefeitura de Dom Feliciano foi selecionada como um dos quatro municípios do Estado a receber um Posto de Inclusão Digital, que será instalado na Secretaria Municipal de Assistência Social.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços do Judiciário, promovendo inclusão, cidadania e justiça social.
Nesta segunda-feira, o Prefeito Tiago Szortyka recebeu uma comitiva de representantes de diferentes esferas do Poder Judiciário que acompanharam o anúncio e visitaram o espaço onde o posto será implantado.
Estiveram presentes:
Luís Czarnecki – Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
Keterine Humberto – TRE Camaquã
Júlia Carvalho – Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4)
José Albino – Tribunal de Justiça Militar do RS (TJMRS)
Rogério Haselein – TJMRS
Vera Silva – Ministério Público do Trabalho (MPT)
Márcio Centeno – Tribunal de Justiça do RS (Foro de Camaquã)
O PID está equipado com um computador, webcam, mesa, cadeira, além de acesso à internet. O equipamento está conectado ao Balcão Virtual, que presta orientações e informações sobre os serviços da Justiça do Trabalho, por exemplo. Como recurso, também há a possibilidade de realização de audiências por videoconferência. Dessa forma, a população local não precisa mais se deslocar até o Tribunal.
O Posto de Inclusão Digital será equipado para facilitar o acesso da população a serviços como agendamentos, consultas processuais, audiências virtuais e orientações jurídicas básicas, fortalecendo o compromisso de Dom Feliciano com a cidadania e o desenvolvimento social.