Secretaria amplia educação empreendedora para toda rede municipal

O projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, está sendo implantado do 1º ao 9º ano em toda rede municipal de Ensino de Dom Feliciano, numa parceria da Secretaria de Educação com o SEBRAE. Participam, em cinco de maio, na EMEF Catulino Pereira da Rosa, de prepreparção pedagógica, 62 professores, supervisores, diretores das escolas de ensino fundamental, equipe pedagógica da Secretaria e representantes do SEBRAE.
“O JEPP vem pra complementar e somar o que as escolas já vêm trabalhando com os alunos: coletividade, cooperação, autonomia e cultura empreendedora”, diz a Secretária de Educação, Janete Balzareck . Os professores tiveram formação online, seguido de oficinas presenciais que complementam a proposta com exemplos práticos de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula.
O JEPP
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. Desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida, estabelecendo metas, além de desenvolver atitudes empreendedoras e capacitar os alunos para realizar o planejamento financeiro com consumo consciente, usar as tecnologias sociais de forma otimizada e compreender as tendências para o trabalho. Colabora, ainda, para o desenvolvimento integral de estudantes e estimula o protagonismo em diversas faixas etárias. Com isso, é possível desenvolver diversas habilidades socioemocionais, como a cooperação e tomada de decisão responsável. A educação socioemocional ajuda a desenvolver relações saudáveis dentro e fora da sala de aula.