Dom Feliciano soma à mobilização nacional pelos direitos de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Cidadania, Ação Desenvolvimento Social, CREAS e Conselho Tutelar farão Contação de Histórias nas escolas, participação na Rádio Integração – programa Hora da Comunidade, e, em 27 de maio, promovem a palestra USO DE TELAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: IMPACTOS, RISCOS E CUIDADOS, com a psicóloga, doutorada pela UFRGS, Psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência (Ceapia), Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente e Especialista em Psicologia Hospitalar, Elisa Azevedo.
O Município soma à campanha nacional Faça Bonito que objetiva destacar a data de 18 Maio para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, diz o texto base da Campanha.
É o 23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios de todo País. Este ano, há ainda o marco dos 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, que instigou toda mobilização para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.
A menina de apenas oito anos de idade, foi assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES) – um crime bárbaro que chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Ela teve todos seus direitos humanos violados – raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
 
 
 
 

Dom Feliciano soma à mobilização nacional pelos direitos de crianças e adolescentes