18 de Novembro de 2018

Você está: Notícias > Detalhe

Gestão Municipal recebe prêmio de Boas Práticas da FAMURS

05 de Julho de 2018

Dom Feliciano ficou em segundo lugar no 2º Prêmio Boas Práticas da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul , na categoria Agricultura, com a iniciativa “Água Boa – Fontes Protegidas”, desenvolvida com a EMATER-rs/ASCAR. O prefeito Clenio Boeira recebeu o prêmio hoje, cinco de julho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Ao todo, 191 projetos, de 129 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em nove categorias, sendo 28 homenageados.

O município de Protásio Alves levou o primeiro lugar na categoria Agricultura, com o projeto “Protásio Digital”. O segundo lugar ficou com Dom Feliciano, com a iniciativa “Água Boa – Fontes Protegidas”. O terceiro, de Santo Antônio de Palma, foi o projeto “PROAGRI”.

Na área da Assistência Social, o grande campeão foi São José do Inhacorá, com “Curta-Metragem: Garantia de Direitos na Proteção Social Básica”. Em segundo, Triunfo, com o “Envelhecer: protagonismo de uma história de vida”. O terceiro colocado foi Harmonia, com o projeto “Amor Sem Limites”.

O projeto “Seja Doce com Pelotas, ajude a manter a cidade limpa” garantiu para o município de Pelotas o primeiro lugar na categoria de Comunicação Social. Campo Bom ficou em segundo, com o “Conecta Campo Bom”. O “Fala Prefeito”, de Taquari, foi o terceiro colocado.

Três Arroios levou o primeiro lugar na categoria de Cultura. O projeto vencedor foi “Registros Além da Memória – Resgatando o Centenário da Nossa História”. Em segundo lugar, Salvador do Sul apresentou a iniciativa “Novos Trilhos”. O terceiro ficou com Bento Gonçalves, com “EducArte – Festival Estudantil de Artes”.

Na categoria Educação, o vencedor foi Capão Bonito do Sul, pelo “Adote uma família e viaje com ela pelo mundo da leitura”. Em segundo, ficou São Sepé, com o projeto “Centro Municipal de Atendimento ao autista”. Em terceiro, a iniciativa “Biblioteca Digital” levou o terceiro lugar para Fagundes Varela.

Na área da Fazenda, Esteio garantiu a primeira colocação, com “Fazendinha Fiscal: Cultivando Cidadania”. Em segundo, ficou Liberato Salzano, com “1º Concurso de Oratória” e, em terceiro, Cotiporã, com o “Projeto de Educação Fiscal: Semear boas ideias gera grandes valores”.

A vencedora da categoria de Meio Ambiente foi Nova Remada, que apresentou o projeto “Captação e Armazenamento de Água da Chuva e de Nascentes”. Veranópolis ficou com a segunda colocação, com “Jogue Limpo com Veranópolis – Programa Escola consciente, promovendo a sustentabilidade através da educação ambiental”. Em terceiro, o município de Barra do Rio Azul, com “Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente”.

Passo Fundo levou o primeiro lugar pela Saúde, através da apresentação do projeto “Programa Farmácia Mais Perto”. A prefeitura de São Marcos garantiu a segunda colocação, com “Açougue Seguro”. Água Santa apresentou o projeto “Ecografia Natural – Uma pintura de amor” e ficou em terceiro lugar.

Na categoria de Trânsito, Getúlio Vargas conquistou a primeira colocação, pela execução do projeto “Educação para o Trânsito”. O “Transporte Escolar 100% Seguro” garantiu o segundo lugar para o município de São Lourenço do Sul. Em terceiro lugar, ficou Ijuí, através do “Comportamento seguro e boas práticas no trânsito”

Os primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu. Os segundos e terceiros receberam uma placa e, os demais inscritos, um certificado de participação. O vencedor de cada categoria recebeu um troféu de bronze. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. A iniciativa contou com o patrocínio do Banrisul.

Vencedores do 2º Prêmio Boas Práticas

1º – Protásio Alves (Protásio Digital)

2º – Dom Feliciano (Água Boa – Fontes Protegidas)

3º – Santo Antônio do Palma (Projeto PROAGRI)