20 de Junho de 2018

Você está: Notícias > Detalhe

Aapecan tem Brechó Solidário em Dom Feliciano

11 de Junho de 2018

A unidade da Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, de Camaquã, começa a ter um braço no Município. Cerca de dez pacientes já são atendidos pela Entidade. “Estamos tentando alcançar mais pacientes que necessitam”, diz a psicóloga Aline Pacheco. “Atualmente acontece, em Dom Feliciano, uma reunião por mês com pacientes e familiares, e estudamos uma forma de estender serviços como oficinas e grupos terapêuticos”.  Um dos articuladores da Associação em Dom Feliciano, Giovanildo Costa, abriu, em 30 de maio, com a ajuda da direção do Hospital São José e a professora Leila Job, um Brechó Solidário, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 18h às 20h. O Hospital cedeu o espaço na parte de trás do prédio, na Rua Vespasiano Correa.

Há possibilidade das oficinas de artesanato, realizadas em Camaquã, acontecerem aqui, em parceria com a Casa do Artesão, que se propõe a ceder o espaço necessário. “Temos oficinas de artesanato, hortas, para que as pessoas tenham uma nova forma de ganho”, explica Aline. “Muitas dessas pessoas que lutam contra o câncer, muitas vezes, são as mantenedoras de seus lares”.

A AAPECAN Camaquã

A Associação foi inaugurada em Camaquã em fevereiro de 2013, prestando assistência social, orientação jurídica, apoio psicológico, auxílio com fraldas geriátricas e medicamentos. Para realizar o cadastrado na instituição é necessário levar até a unidade – Rua General Vivaldino Mendes, 468, Camaquã, telefone 51 3671.4455, um laudo médico atual e original que possua CID, fotocópia do RG, CPF, comprovante de renda e residência e do cartão do SUS.  Após a visita domiciliar do Serviço Social da Entidade é efetivado o cadastro.  Atualmente, a AAPECAN está em 13 municípios e tem nove Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.