19 de Agosto de 2018

Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

com seus amigos

Você está: Notícias > Detalhe

Cação elogia ação em parceria com a CBJ e projeta "Estadual do século" em Dom Feliciano

10 de Maio de 2018
No próximo dia 12 de maio, acontece a Copa Dom Feliciano. Durante a competição, também será realizado o Campeonato Estadual sênior, que valerá pontos tanto para o ranking gaúcho, quanto para o ranking nacional – que é um dos critérios para a convocação à Seleção Brasileira.
"Dom Feliciano é uma cidade de 24 mil habitantes, mas com um judô muito forte. Levamos o Estadual Sênior para lá com o objetivo de fomentar e incentivar o judô nessa região. Esse vai ser o Estadual do século, com cerca de 16 atletas da seleção brasileira principal, entre eles a Mayra Aguiar. É uma conquista para o estado e um incentivo aos mais jovens. Temos aproximadamente 580 atletas inscritos até o momento", comemorou o presidente da FGJ - Federação Gaúcha de Judô, César Cação. A nível nacional, a próxima competição em que a seleção gaúcha estará representada será o Campeonato Brasileiro Sub 21, nos dias 19 e 20 de maio, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
Preparativos
Nesta semana, o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson, e a técnica da seleção principal, Yuko Fujii, estão em Porto Alegre para ministrar palestras e treinos em ações realizadas pela Federação Gaúcha de Judô, Sogipa, Grêmio Náutico União e Confederação Brasileira de Judô. Iniciativa muito elogiada pelo presidente da FGJ, César Cação, que acompanhou as atividades na sede da Sogipa nessa segunda-feira ao lado de autoridades dos clubes locais.
"Foi excepcional a presença do professor Ney Wilson aqui e a palestra que ele apresentou para os clubes. Todos ficamos impressionados positivamente com a organização, o planejamento e a seriedade do trabalho da CBJ. Ver que o judô já definiu a cidade onde vai ficar no Japão, hotel, transporte, alimentação, local de treinos. Enquanto presidente de Federação estadual e diretor de um clube poliesportivo, fiquei muito orgulhoso de ser do judô", pontuou Cação.
Além da apresentação de Ney Wilson, o judô gaúcho terá ao longo desta semana até quinta-feira treinos técnicos com a japonesa Yuko Fujii, que visitará a Sogipa, o Grêmio Náutico União e ainda dará um treino para atletas das classes Sub 13 e Sub 15 no CETE, da FGJ.
"O treino da Yuko Fujii é diferenciado. Ela é muito bem preparada, tem uma visão técnica e uma forma de passar isso para os atletas que poucos técnicos têm. A importância dessa vinda dela é que, assim, conseguimos atender a um número maior de atletas. Esse trabalho itinerante vai ser muito valioso nesse sentido, pois fica mais em conta para todos. É um trabalho voltado para o Alto Rendimento, já que temos muitos atletas de seleção aqui no Rio Grande do Sul. Mas, separamos um dia para que ela dê um treino para as classes Sub 15 e Sub 13 no CETE, onde outros técnicos do estado poderão participar. Pretendo que ela venha mais vezes", ressalta Cação.
Os treinos da sensei Yuko servirão também de preparação para os atletas que disputarão o Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul no próximo final de semana, em Dom Feliciano. Com o novo Ranking Nacional Sênior da CBJ, os estaduais ganharam peso no cenário nacional e passaram a atrair atletas de renome, como a bicampeã mundial Mayra Aguiar, que é uma das inscritas para a disputa gaúcha.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô
Foto: Cristiane Ishizava/Judô Nacional