17 de Outubro de 2018

Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

com seus amigos

Você está: Notícias > Detalhe

Dom Feliciano recebe excursão de grupos espíritas da capital

04 de Maio de 2018

Em três de maio, Dom Feliciano - terra de Francisco Valdomiro Lorenz, recebeu integrantes do Grupo de Estudos de Esperanto da FERGS - Federação Espírita do Rio Grande do Sul, e da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, de Porto Alegre. Vieram conhecer a Biblioteca, que tem Lorenz como patrono, o Memorial que abriga seus restos mortais e a casa, onde residiu.

“Foi mais uma oportunidade de podermos falar sobre a vida e o legado que este grande sábio nos deixou e que nos orgulha muito por tudo que fez enquanto aqui esteve”, disse a Diretora de Cultura, Luciana Novinski. Lorenz nasceu na República Tcheca e era considerado um fenômeno linguístico, pois dominava 104 idiomas, e aos 17 anos publicou seu primeiro livro em Esperanto, tendo, em vida, mais de 70 obras publicadas. Em Dom Feliciano, era professor, agricultor e homeopata. Escreveu, para auxiliar os poloneses, dicionário e gramática Polonês-Português. Era filósofo, astrônomo, astrólogo, médium e esperantista.