10 de Dezembro de 2018

Você está: Notícias > Detalhe

Cristais de Gengibre

12 de Março de 2018

Confira a receita de Cristais de Gengibre, da Oficina de Alquimia, realizada, pela EMATER-RS/ASCAR, em 9 de março, no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, encerrando a Semana da Mulher em Dom Feliciano,. As balinhas são ideais para dores de garganta, tosse, tônico e enjoo de viagens.

Ingredientes:
1 xícara de chá de gengibre lavado, escovado, descascado e cortado em pedacinhos uniformes
- 1 xícara de chá de açúcar – mascavo ou cristal de preferência
- 2 colheres de sopa de água

Modo de fazer:
O modo de fazer se assemelha ao método do amendoim açucarado.
Misture os pedacinhos de gengibre com o açúcar. Se estiver muito seco, e o açúcar não grudar, acrescentar um pouco de água. Levar ao fogo brando para ferver, mexendo sem parar até açucarar.
Peneirar e guardar em pote fechado.

Observações:
Pode-se acrescentar uma pitada de canela ou, então, deixar os pedacinhos de molho em algum chá (de alecrim, erva-doce, etc.) para dar um sabor diferente. Se quiser fazer salgado, deixar de molho no limão com sal por 12 horas e secar no forno em fogo brando. Para descascar o gengibre, raspar com uma colher.
O açúcar peneirado desta receita conserva um aroma de gengibre e pode ser usado para caldas.