19 de Setembro de 2018

Você está: Notícias > Detalhe

Prefeitura e Defesa Civil partiram para ajuda humanitária

02 de Março de 2018

Estiveram reunidos hoje, pela manhã (02/03), integrantes das secretarias de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação com a Defesa Civil Municipal para tratarem dos encaminhamentos emergenciais e estabelecerem plano de trabalho para seguirem atendendo os atingidos pelo temporal do dia 27 de fevereiro. Às 12h30min, o Secretário de Cidadania, Fernando Couto, e o Chefe de Gabinete e coordenador da Defesa Civil no Município, Jair Plácido, participaram do programa A Hora da Comunidade, na Rádio Comunitária Integração. E, à tarde, seguiram para levar donativos emergenciais nas localidades atingidas. “Não podemos deixar que estes cidadãos e cidadãs absorvam sozinh@s os prejuízos, temos que tomar atitudes, buscar recursos e lançar mão de uma reserva que existe e que será destinada para amenizar esta situação”, disse o Secretário Couto.

Pelos danos terem acontecido em locais pontuais – Caminho Novo e Remanso, o Município deverá decretar também Situação de Emergência, com outro tipo de desastre, já que Dom Feliciano já tem decreto, devido à estiagem, a espera da homologação do Estado.  O novo decreto, explicou Jair, “do tipo 1, prevê que as ações sejam tomadas em âmbito municipal, mas que, não impede que se tente buscar recursos em outras esferas”.

Já está caraterizado pela Defesa Civil Municipal dano humano, já que deixou cerca de 10 famílias desabrigadas, e material - quebras de eucalipto, produções de fumo, estufas. Com este decreto, a Defesa Civil fica autorizada, inclusive, a receber auxílios e doações da comunidade, como telhas, conforme tramites legais. “É bom frisar que, embora o prefeito Clenio esteja de férias, ele está nos acompanhando direto via whats e trocando ideias, ligando para gente, preocupado com a situação”, esclareceu Couto. “E, o prefeito em exercício, Régis Gornick, dá total apoio para nossas secretarias trabalharem “.  O Secretário está otimista que a equipe formada conseguirá “evoluir e amenizar dor, causada pelas perdas das famílias”.

Jair pede compreensão

Mais uma vez, na Rádio, o Chefe de Gabinete pediu a compreensão das pessoas que necessitam de obras nas estradas municipais. “Aparentemente a chuva solucionou o problema da estiagem”, disse ele. Só que não: “as propriedades continuam sem água”. “Ontem mesmo, da região do Faxinal, recebi três senhores apavorados que teriam tirado as máquinas de lá sem solucionar o problema da falta de água - e não é só nesta região”, explicou.  A demanda é grande na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e, conforme plano de trabalho que a administração vem seguindo, a prioridade é atender as famílias atingidas pela estiagem, em “força-tarefa”.