17 de Agosto de 2018

Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

Compartilhe esta página
com seus amigos

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

Dom Feliciano está no cenário decisório da assistência social

25 de Janeiro de 2018

O Secretário de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social, Fernando Couto, logo após assumir a pasta, tomou posse da presidência do Coogemas Regional Acostadoce e passou a integrar a CIB - Comissões Intergestores Bipartite, do Ministério do Desenvolvimento Social, aonde todas as modificações acontecem - pertinentes às políticas de assistência social e efetivação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Foi eleito também, no Encontro Nacional dos Gestores de Assistência Social, presidente da Região Sul do CONGEMAS - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. Desta forma, o Secretário representa o Colegiado Nacional dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Somado a estes encargos, também passou a integrar a CIT – Comissão Intergestores Tripartide, que atua em Brasília, deliberando sobre as matérias que envolvem a efetivação da Lei SUAS. “Dom Feliciano está dentro dos núcleos decisórios de políticas públicas para assistência social”, diz o prefeito Clenio Boeira. “Isso mostra a qualificação dos secretários que temos hoje”.

Balanço 2017

Em 2017, a Secretaria promoveu oficinas e cursos de culinária, arteterapia, desenho, boxe, dança e circo, no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com o SENAC/Camaquã. “O objetivo da Secretaria é propiciar que as pessoas sejam protagonistas de suas vidas e fornecer qualificação para entrada no mercado de trabalho”, afirma o secretário Fernando Couto.  No ano que passou, 2 mil pessoas foram atendidas, sendo a  questão da habitação – casa própria e reformas, a maior demanda. A Secretaria administra o CRAS, CREA - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e Casa de Acolhimento para menores vítimas de maus tratos – que funciona através de convênios com outros municípios e em novo endereço e melhores condições, por determinação da justiça.

Nas atividades desenvolvidas pela Secretaria, Fernando destaca a participação do Jeep Club Dom Feliciano e o trabalho de arrecadação para a Campanha do Agasalho, realizado pelo vereador Cristiano Studzinski (PT). Foram distribuídas cestas básicas para cerca de 100 famílias, material de construção para 50, que residiam em situação precária, três adequações de residências para portadores de deficiência física e está sendo resolvida a acessibilidade no prédio da Secretaria. Além da Casa de Acolhimento, o Conselho Tutelar mudou de endereço: Borges de Medeiros, 947. E, ainda, o serviço de cadastramento do Bolsa Família agora é realizado no prédio do CRAS, Rua 13 de maio, 183.

Foram realizadas ações no Dia da Mulher, Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente, Dia do Idoso, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, IV Encontro de Conselhos Tutelares da região Costa Doce, encontro de gestantes e apresentações da Oficina de Circo e Dança nas escolas de educação infantil Doutor Lorenz e José Candido e Estadual Dom Feliciano.