22 de Novembro de 2017

Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

Compartilhe esta página
com seus amigos

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

SERVIÇO SOCIAL VOLUNTÁRIO

12 de Setembro de 2017

Desde agosto de 2002 as Dioceses de Rottenburg/Stuttgart na Alemanha e a Diocese de Santa Cruz do Sul-RS Brasil, tem uma parceria proporcionando à jovens Alemães um Serviço Social Voluntário de 1 ano aqui em alguns projetos sociais de nossa Diocese. A Escola de Jovens Rurais-EJR recebe desde o início um jovem todos os anos, já passaram pelo projeto da Escola de Jovens Rurais 13 jovens.  Outros projetos também receberam, como a Vila da Fonte de Encruzilhada do Sul, onde o jovem trabalhou com estas famílias carentes e morou na Paróquia Santa Bárbara e no Bairro Santo Antônio de Lajeado no Projeto Abaquar.

No dia 02 de agosto de 2017 chegaram ao Brasil três jovens, a Emily Rosa Ebner que ficará na Escola de Jovens Rurais-EJR, a Franziska Clarissa Kopold que irá para Encruzilhada do Sul num projeto que atende crianças e que é coordenado pelas Irmãs da Divina Providência, e Carolin Biederman que vai para um projeto em São Leopoldo ligado a Paróquia e o CEPA junto a jovens da Pastoral da Juventude. No dia 07 de agosto a voluntária Hanna Elena Klaeger voltou à sua terra natal após um ano de serviço social voluntário junto a Escola de Jovens Rurais – EJR e a Pastoral da Terra da Diocese de Santa Cruz do Sul. Mas foi a partir de 2012 que jovens brasileiros tiveram a oportunidade de ir por um ano na Alemanha, na Diocese de Rottenburg/Stuttgart, para um ano de serviço social voluntário fazendo parte do mesmo projeto de “Serviço Social Voluntário”, vários jovens brasileiros já participaram, e recentemente voltaram os jovens Ezequias Silva da Silva de Dom Feliciano e a Tauana dos Santos Siqueira de São Leopoldo que chegaram no dia 24 de agosto.

No último dia 26 de agosto, Marco Antônio Jantsch dos Santos e Vanessa Sofia Maders, Marco de Cruzeiro do Sul e Vanessa de Arroio do Meio, ambos jovens que participaram da Escola de Jovens Rurais-EJR viajaram para a Alemanha para vivenciarem esta bonita experiência entre as duas dioceses e países.

O objetivo principal deste Serviço Social Voluntário é: Proporcionar à jovens católicos uma experiência social conhecendo outras realidades e aproximando “os mundos” construindo solidariedade entre os jovens para um mundo melhor. Construindo solidariedade entre os jovens para além das fronteiras, para termos uma ideia, Argentina, Paraguai, México e vários outros países do Continente Africano fazem parte do mesmo projeto.

Oldi Helena Jantsch e Maurício Queiroz coordenadores da Comissão Pastoral da Terra Diocesana e Escola de Jovens Rurais atuam na coordenação deste projeto de intercâmbio de Serviço Social Voluntário desde 2002 quando inicio. Segundo eles “é preciso que os jovens manifestem o interesse e estejam engajados em projetos sociais para se credenciarem a participar, é preciso uma boa preparação através de encontros de estudo sabendo bem certinho o que irão fazer, e que a participação não é fazer turismo e sim participara de um projeto na Alemanha, trabalhar, viver lá, viver a cultura, aprender a língua e os costumes e voltar ao Brasil com o compromisso de contribuir para um mundo melhor”.

            Ezequias quando chegou ao Brasil foi recepcionado com muita alegria e emoção pelos seus familiares, comunidade local, amigos e colegas da EJR – Escola de Jovens Rurais junto a Prof.ª Sirlei da Silva Nunes que coordena a EJR no município de Dom Feliciano. O mesmo diz: - Que estar na Alemanha foi uma experiência maravilhosa e que conseguiu desfrutar muitas coisas como conhecimento e poder adaptar – se com outro sistema de viver.

 

Créditos: Profª Sirlei e Maurício.

Fotos: EJR

mais fotos: