22 de Novembro de 2017

Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

Compartilhe esta página
com seus amigos

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

Fórum da Agricultura vai debater as demandas regionais.

16 de Agosto de 2017

Evento ocorrerá em Dom Feliciano, nos dias 22 e 23 de agosto com vasta programação.

 Será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em Dom Feliciano, o "Fórum da Agricultura Familiar e X Fórum Regional de Desenvolvimento Rural", com o objetivo de debater problemas e as potencialidades regionais com vistas a promover o crescimento da agropecuária regional.

O evento que é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Dom Feliciano, Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) Centro Sul e a Emater-RS/Ascar, terá sua tônica no fortalecimento da agricultura familiar por meio da diversificação de cultura, e conta com o apoio da Afubra, Embrapa e Sicredi.

Na programação estão previstas palestras com técnicos e profissionais de diversas áreas de cultivos, apresentação de experiências de produção e investimento em infraestrutura rural, debates sobre o cenário agrícola regional, palestras sobre segurança alimentar e dinâmicas em grupos.

Para o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Volnei Wruch Leitzke, o evento em Dom Feliciano busca retomar o debate dos temas relacionados às perspectivas atuais e futuras da região e discutirá as potencialidades e dificuldades que os agricultores familiares enfrentam na busca da diversificacão da producão. "A Emater-RS/Ascar como entidade de extensão rural, assim como os demais parceiros, está enganjada neste processo, pois acredita na participação dos agricultores como tomadores de decisão na melhoria das suas condições de vida", considerou.

O fórum terá também entre os objetivos a reestruturação do Codeter Centro Sul, por meio da identificação dos atores regionais e construção de uma agenda de encontros com vistas a fortalecer a participação dos representantes municipais.

A extensionista da Emater/RS-Ascar de Camaquã, Noêmia Richter, que é a atual secretária do Codeter garante que estas ações terão grande impacto positivo na condução de políticas voltadas ao campo. "Posso afirmar que com a organização dos fóruns e a efetivação do Território Rural Centro Sul, houve uma mudança de atitude com relação as dinâmicas regionais, estimulando a construção de um novo modelo de desenvolvimento, com planejamento estratégico, com a participação e o comprometimento de parcerias, de forma organizada, promovendo mudanças e visando o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região" concluiu.

Os encaminhamentos do fórum e as prioridades definidas deverão constar na "Carta de Dom Feliciano" que será elaborada durante os dois dias e lida ao final das atividades, para posteriormente ser encaminhada às autoridades políticas do setor em níveis estadual e federal, mas também servirá como base para a construção de políticas locais de desenvolvimento rural sustentável.

O fórum deve contar com participação de agricultores, representantes de associações rurais e entidades voltadas para a agricultura familiar e autoridades políticas dos 17 municípios da região, e é de acesso livre e aberto à participação de todos os interessados.

 

Fonte:Jornal Regional de Notícias