13 de Dezembro de 2017

Você está: Notícias > Detalhe

Curso de Vigilância e Combate ao Aedes em DOM FELICIANO

03 de Agosto de 2017

Ministrado pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS) e Centro Estadual de Vigilância em Saúde(CEVS).

Dom Feliciano foi escolhido como município sede do curso devido ao fato de ser pioneiro no trabalho de combate ao Aedes incluindo os Agentes Comunitários de Saúde para agilizar o trabalho e por isso que Dom Feliciano é um dos poucos municípios do Rio Grande do Sul que conseguiu sair da condição de município infestado pelo Aedes.  Atualmente o trabalho de Vigilância continua sendo realizado. Contamos sempre com a colaboração de toda comunidade para que possamos continuar negativos para o Aedes aegypti.

O Curso abrange conteúdo teórico, idas à campo (parte prática) e um momento de dispersão em que os participantes desenvolverão os temas tratados em seu município.

Público Alvo: Agentes de Controle de Endemias Municipais e Coordenadores da Atenção Básica.

Participaram do curso profissionais de diversos municípios: Dom Feliciano, Guaíba, Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuvisca, Sertão Santana, Arambaré e Barão do Triunfo.

Os participantes que concluírem o curso receberão Certificado pela Escola de Saúde Pública.

Programação:

Dia .01/08/2017 - manhã e tarde -

Manhã: apresentação teórica dos seguintes temas:

• vigilância em saúde;
  • o papel do Agente de Controle de Endemias (ACE) e do Agente Comunitário de Saúde (ACS);
  • doenças transmitidas pelo Aedes;
  • características do vetor;
  • Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes (PEVCA);
  • Material de Campo;

Tarde: Apresentação teórica abordando:

• Reconhecimento Geográfico (RG);
  • Visita Domiciliar;
  • Vigilância Entomológica;
  • Pontos Estratégicos;
  • Armadilhas;
  • Pesquisa Vetorial Entomológica;
  • Delimitação de Foco;
  • Bloqueio de transmissão;
  • Levantamento de Índice Amostral
  • Controle do vetor;
  • Documentação e sistemas.
  • DIVISÃO DOS GRUPOS PARA TRABALHOS DE DISPERSÃO. (Marcada a data para apresentação dos trabalhos, 27/09/2017).

Dia 02/08/2017 - manhã e tarde -

Divisão dos grupo  para o trabalho em campo.

Manhã:  trabalho em campo - Ponto estratégico

Tarde: Trabalho de campo, nas residências.

mais fotos: