24 de Abril de 2017

Você está: Notícias > Detalhe

A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO SUS

17 de Novembro de 2016

VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO SUS?
    Todo o sistema público de saúde no Brasil é baseado no cartão SUS, que é o documento que identifica o cidadão dentro do Sistema Único de Saúde brasileiro.
    Para qualquer atendimento SUS que o cidadão necessitar faz-se necessário a apresentação do cartão, além de ser uma identidade pessoal, é através do mesmo que o Sistema SUS efetua o pagamento para os prestadores de serviços, no caso de Dom Feliciano, todos os serviços prestados pela Secretaria de Saúde e PSF’s e o Hospital São José são pagos através do convênio SUS, sempre levando em conta o número do cartão.
    Então, nos casos de atendimento de emergência no Hospital São José, por exemplo, o paciente recebe o atendimento necessário, mas o hospital só recebe o valor dos serviços prestados se o paciente possuir o cartão SUS, caso contrário, a entidade fica no prejuízo, pois sem o número do cartão, não tem como efetuar a cobrança.
    Por isso a importância de todas as pessoas possuírem o cartão SUS, mesmo tendo plano de saúde, pois se por ventura o cidadão precisar de atendimento de qualquer natureza no SUS, o hospital, a Secretaria de Saúde ou UBS presta o serviço, mas não recebe pelo serviço prestado. O que tem acontecido com frequência no Hospital São José nos dias atuais.
    O cartão SUS é fornecido diariamente e gratuitamente na Secretaria de Saúde, basta comparecer com certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, RG e CPF. Se você ou um familiar ainda não tem, procure a Secretaria de Saúde Municipal e solicite.

Fonte: Marino Ruat - Secretário de Saúde
Por: Liria Denise Szortyka - Dep. Comunicação